Propondo atitudes...



Bom...
Vou tentar ser menos egoísta falando de meus dramas e desconfortos emocionais particulares para falar de coisas muito mais sérias a partir de hoje. Chega dessas conversas de mulherzinha e de olhar apenas para o meu espelho. Há meses estou envolvida em um projeto de saúde pública e quero dividir com vocês o que tenho vivenciado nesse meio. Sempre que cair na tentação de falar sobre minhas emoções, pedirei licença. Minha Monega dona do blog http://demaipramai.blogspot.com/ tem toda a razão... As pessoas precisam conhecer um pouco mais dessa realidade. Explicarei o por que do tema..

Não cheguei a dizer aqui ainda, mas recebi uma proposta de administrar uma filial do Hospital de Câncer de Barretos, do qual a Fundação Pio XII é mantenedora, na cidade de Porto Velho (RO). Sim, deixei o Jornalismo para aceitar de braços abertos mais do que um desafio e sim um presente que Deus colocou inicialmente na minha vida e conseqüentemente na vida de tantas outras pessoas que hoje sofrem vítimas dessa doença.

É de conhecimento de todos que o Hospital de Câncer de Barretos (WWW.cliquecontraocancer.com.br) é uma instituição de saúde nacionalmente e internacionalmente reconhecida especializada neste tratamento. Dentro da realidade local, somente no ano de 2010, a Fundação atendeu em sua unidade de Barretos/SP cerca de 1,6 mil pacientes de Rondônia, provenientes dos 52 municípios deste Estado. Nesses pacientes, o Hospital realizou aproximadamente 26,5 mil procedimentos de tratamento e diagnóstico.

Diante destes fatos, a convite do Governo do Estado de Rondônia, a Fundação Pio XII assume a gestão de um serviço de diagnóstico e tratamento de câncer, não só em Porto Velho como futuramente em Ji-Paraná. Vale ressaltar que todo o atendimento prestado nas filiais da fundação é 100% via SUS.

Enquanto não inicia a construção da unidade própria do Hospital (já com projeto aprovado), o serviço será realizado em uma ala de 871 metros quadrados do Hospital de Base Ary Pinheiro, que atualmente está em reforma com prazo para ser entregue até novembro deste ano.

O que quero é compartilhar um pouco do que presencio desde esse momento inicial do processo burocrático exigido, passando pelas minhas viagens a matriz em Barretos e futuramente ao assistencialismo que será prestado em Rondônia.

Espero que eu consiga transmitir o amor que sinto por esse projeto e o conforto para com aqueles que se identificarem com as histórias. Que Deus abençoe a todos envolvidos e que possamos dar e fazer o melhor de nós para os que mais necessitam.  

Comentários

  1. Oi, Kel.

    Posso afirmar com plena certeza que a Comunicação brasileira perde (em termos) uma magnífica profissional. No entanto, meu coração me diz, cheio de razão, que o assistencialismo brasileiro inicia uma nova fase. Você chegou a ele, e com isso, ele cresce, encorpa, e vai aprender muito com você.

    É muito fácil falar, é muito fácil criticar, e também é muito fácil utilizar a retórica dos outros para maledizer o que se tem feito no Brasil com relação à saúde e o assistencialismo. Só que FAZER DE VERDADE, POR A MÃO NA MASSA, SE DOAR, AGIR, REAGIR, NÃO ACEITAR O QUE ESTÁ ACONTECENDO E DAR UMA SOLUÇÃO (ou, ao menos APONTAR), isso é para poucos.

    Voc6e conhece muito bem a palavra OBSTINAÇÃO. Sei que conhece, pois você é uma obstinada. E vai se alimentar disso.

    Vai lá. E olha, levanta a cabeça e bate de frente com o que precisar. É só assim que se consegue algo nesse país tão carente de almas boas como vocês, que tanto se doam em hospitais beneficientes. Eu acredito em você, e sei que será uma das melhores gestoras na área.

    Lindo, Kel. Parabéns.

    Bjs.

    Marcio.

    ResponderExcluir
  2. OLHA ...QUE VOCE É UM DOS MEUS ORGULHOS MAIORES E UM DOS MEUS AMORES VOCE JA SABE E EU NÃO CANSO DE DIZER.
    QUE DEUS FOI DEMAIS BONDOZO COMIGO ME COLOCANDO DE TIA DE UMA PESSOA ILUMINADA FEITO VOCE AGRADEÇO TODO DIA A ELE POR ISSO
    QUE VOCE IRIA BRILHAR NA VIDA TINHA CERTEZA..

    MAS SEU BRILHO FOI MAIOR

    NÃO COMO DE UMA JORNALISTA FAMOSA, MAS DE UMA PESSOA GRANDIOSA DE AMOR DE GENEROSIDADE

    VOCE É UM SER TÃO ESPECIAL QUE NÃO TENHO PALAVRAS PARA DESCREVER VOCE

    DESDE MENININHA COMO SE COMPORTAVA DESDE BEBE UMA CRIANÇA MADURA..
    LEMBRO AINDA HOJE QUE CHEGAVA DA FACULDADE E IA COM SUA MÃE ANDAR DE CARRO PRA VOCE DORMIR..
    VOCE SEMPRE FOI AMOR PURO AMOR
    ME LEMBRO VOCE COM UNS 4 ANINHOS MORAVA EM UM APTO LINDO MARAVILHOSO E FOI ME VISITAR NA FAZENDA ..EU MORAVA EM UMA CASA SIMPLES GEMINADA E VOCE TODA FELIZ BRINCANDO NA GRAMA ...NO DIA QUE FOI EMBORA ATE HOJE EU VEJO VOCE ESPERNEANDO NO CARRO ..
    CHORAVA COMPULSIVAMENTE NÃO QUERIA ME DEIXAR ALI..A TUDO ALI ERA TÃO DIFICIL MAS VOCE ERA SÓ AMOR DESDE PEQUENA
    SUA MISSÃO NO PIO 12 É LINDA

    SO EU SEI O ORGULHO QUE SENTI ANDANDO COM VOCE PELOS CORREDORES DAQUELE HOSPITAL E A CADA PACIENTE FUNCIONARIO QUE TE VIA O SORRISO DELES ILUMINAVA PERGUNTANDO ONDE VOCE ANDAVA
    O RESPEITO QUE SEU HENRIQUE TEM POR VOCE O QUE ELE DEU DE RESPONSABILIDADE A VOCE FOI POR QUE ELE VIU QUEM ERA VOCE.
    VOCE SABE UMA PESSOA COMO ELE ENXERGA A ALMA DAS PESSOAS E VIU LOGO A SUA É BRANCA ..LINDA
    MENINA
    VOCE VAI AJUDAR TANTA GENTE COM ESSE JEITO SÁBIO DE SER.
    O AMOR VAI TRABORDAR NESSE LUGAR MESMO SENDO DE DOR VAI SER O HOSPITAL DO AMOR MESMO COMO ELE É CHAMADO E EU?
    AIII EU FICO DAQUI COMO SEMPRE ESTIVE ORGULHOSA ...CHEIA DE COLO.QUANTAS VEZES VOCE PRECISAR..
    QUE DEUS TE ABENÇÕE TODO DIA MINHA FILHA
    QUE O AMOR QUE TEM TE DE SABEDORIA PARA TANTA RESPONSABILIDADE MAS MUITO LINDA CHEIA DE AMOR

    VOCE É KEL

    SIMPLISMENTE RAQUEL
    AQUELA MENINA QUE FIZ A POESIA

    TE AMO MALORA LINDA

    MONEGA

    OTILIA

    ResponderExcluir
  3. KEL,
    DESCULPA TIA ..UMA PREGUIÇA DE ACENTUAR SRSR SRRS DE POR VIRGULAS E MEU REVISOR SÓ REVISA OS TEXTOS VOU COMEÇAR PEDIR QUE CORRIJA MEUS COMENTÁRIOS TAMBEM SRSRRS
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  4. Vim lá da Otília e desejo toda a sorte e sucesso nesse projeto.Sei que terás!

    um beijos,chica

    ResponderExcluir
  5. MONEGA...

    Não sei onde mais me emocionei, se aqui ou no seu blog. rs
    O fato é que aprendi (com vocês, minha família) a agir com as pessoas como gostaria que agissem comigo. Ainda que a recíproca nunca corresponda. Tento fazer minha parte, não para ter um cantinho no céu ou para que seja reconhecida, mas por que me faz bem fazer o bem, por que nunca, nunca perdi em dar felicidade as pessoas.
    Ainda assim erro muito.
    Mas peço perdão.
    É assim que quero viver esse projeto que já é uma realidade. Sou a caçulinha na Fundação e tenho por amor e obrigação que continuar a defender a filosofia que faz a diferença na vida dessas pessoas que buscam ali o tratamento.
    O mundo já é tão cruel com eles, por que justamente não trazer dignidade e carinho frente a tanta dificuldade?! Tenho o dever e o direito a isso.


    MARCIO

    Suas palavras endossam ainda mais o peso da minha responsabilidade. Mas é um peso doce de que faço questão de carregar por toda vida. Não sei se a Totila te contou, mas há quatro anos tenho tentado voltar para SP. Deus me quis aqui. Hoje vejo todo o propósito!!!
    Sei que tenho o mundo pela frente para aprender, mas realmente, obstinação não me falta. As mulheres da minha família sempre foram guerreiras, nunca, em momento algum me deixaram abater por "dificuldades". E sem elas, não teria sequer concluído a faculdade em uma cidade longe de todos, sozinha, quanto mais aceitar a missão de administrar um hospital da Fundação Pio XII. Volte sempre, tá?!

    CHICA

    Obrigada Obrigada Obrigada.
    Espero corresponder sempre ao carinho da sua leitura.

    Beijos.
    E fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Raquel
    Confio no julgamento da Otilia, e por isto me faço seu seguidor. Vejo que você abandonou uma carreira do tipo "olha eu" por uma do tipo "estou olhando por vocês". Só isso já me tocou o coração.
    Peço licença para trazer-lhe o link de um vídeo que - eu acho - representará um momento de repouso nessa árdua luta que você está travando:
    La Ternura
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Raquel! Bem, após ler um maravilhoso texto de apresentação lá na página de Otília, entro aqui para fazer conhecimento um pouquinho com você, seu blog e suas ideias.
    Sem dúvidas este texto aqui por você escrito já retrata um pouco o conteúdo do blog assim como o seu! Muito lindo o o que Otília escreveu sobre você, assim como o amor visível entre vocês.
    Deixo-te aqui meus aplausos ao seu blog e sua pessoal causa.
    Foi um prazer entrar aqui!
    Lindo dia!
    Ange

    ResponderExcluir
  8. R.R. BARCELLOS

    Nunca tinha pensado dessa forma, mas soube muito bem definir o sentimento que tem cada dia mais fortalecido em mim com esse projeto. É realmente esse "querer cuidar" que faz a diferença entre minha vida de antes e agora.
    Obrigada pelo vídeo, extremamente acolhedor.
    Seja sempre bem vindo.
    Amém,
    e fique com Deus você tbm.

    ANGE

    É bem assim mesmo querida. Monega e eu, nos amamos com um amor que só sabe crescer.
    Seja sempre bem vinda. Obrigada pela visita.

    Bom fim de semana a todos.
    :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ainda há tempo...

" "

Centro de Prevenção de Câncer em Ji-Paraná