Entraves




Hoje o dia foi desgastante, na verdade esta semana e os últimos meses com a luta pela abertura do CNPJ da filial da Fundação Pio XII em Rondônia. Entramos com esse processo inicialmente na cidade de Porto Velho e por sua vez Ji-Paraná já há uns três meses.

A falta de experiência dos órgãos competentes com a nova situação (filial de fundação), neste caso o Ministério Público, tem tornado lento a formalização de um parecer a favor (ou contra), para que os demais processos sigam seu curso. As orientações no início se confrontavam. A caminhada a escritórios de contabilidade, Receita Federal, Cartório e demais órgãos foram constantes até nos direcionarem a Casa da Cidadania (MP), responsável por Fundações.

Mesmo com toda documentação exigida entregue, um impasse surgiu esta semana para que em uma audiência, na qual pensei que fosse ter o parecer a favor, eu encontrasse mais entraves na liberação de nossa atividade no Estado. Entre tantos questionamentos, elas (as promotoras) alegaram a ilegalidade de criação de uma filial de fundação.  Receosas com a quantidade de entidades “pilantrópicas” que se instalaram no passado, chegaram a colocar em cheque a idoneidade do Hospital de Câncer de Barretos.

Todos os argumentos foram utilizados e inclusive nosso departamento jurídico foi acionado. Incansavelmente ressaltávamos para elas que não surgimos do vento e que o mesmo processo foi realizado legalmente nas unidades de Juazeiro (BA) e Jales (SP). Temos nesses Estados a credibilidade de todos os órgãos competentes, temos ainda o Ministério da Saúde a nosso favor e como nosso parceiro.

Mas o que acontece com Rondônia? Não é a primeira vez que sentimos obstáculos sendo construídos nas ações do hospital dentro do Estado, mais especificamente na Capital. Depois de um trabalho de treinamento, nossa Campanha de Doadores de Medula Óssea não pode ser concluída. Presenciei nossa equipe indo embora deixando centenas de pessoas a espera dessa ação. E por que? Acho que não preciso nem dizer.

O que pedimos é agilidade no processo. Parceria, cumplicidade. Façamos cada um sua parte, unidos pelo bem comum. O que está ao nosso alcance tem sido feito, precisamos da cooperação da outra parte. Não queremos ibope ou cortejos. Mas sim fazer o que de melhor podemos para a população: prestar atendimento de excelência na oncologia.

Acreditando na dedicação de todos os órgãos públicos e privados para o início dessa fase onde assumimos a oncologia do Estado. Nossa obra está em fase final, o processo seletivo para a contratação também finalizado. E o que nos falta? A real existência da filial em Porto Velho, seu CNPJ. Sem isso, nada de contratos, nada de convênios, nada de geração de empregos e muito pior, nada de assistência para os pacientes portadores da doença.

Teremos em breve uma audiência com o Promotor Geral de Justiça.
Darei notícias, boas assim espero!
Que Deus nos proteja!

Comentários

  1. KEL
    Olha isso é um absurdo ,eu fico tão brava com um trem desses que se to ai com voce ja estava presa por desacato a autoridade..essas aí que mais deveriam agilizar as coisas empatam .
    Olha quem duvidar da idoniedade da fundação PIO XII
    É MUITO MAL INFORMADO meu DEUS ..essa fundação aqui em sp é uma das mais conceituadas e autênticada de limpa honesta e de quem faz mesmo.
    Quando eu fui com voce conhecer jamais imaginria ver o que vi,MEU DEUS que hospital é esse?
    Que tratamento que coisa de DEUS ..como já disse em outro post meu NEM PARECE HOSPITAL do tanto de amor que vi ali.Olha esse povo do ministério publico deveriam pensar quanto mais a demora mais as pessoas estão morrendo sem cuidados ,e se eles tivessem uma mãe um filho com uma doença dessas?
    BOM COM O DINHEIRO QUE GANHAM ESTARIAM NOS EUA NÉ?
    Mas DEUS É MAIS KEL e ele vai agilizar tudo para voces .;;com DEUS não em essa ele determina e pronto.
    Tenho raiva desses orgãos desde que fui da diretoria da apae ...eles mais atrapalham que ajudam ..e vão continuar fazer isso ...KEL O BEM VAI VENCER O HOSPITAL DO AMOR JA ESTÁ AI E JÁ É UMA REALIDADE TENHA FORÇAS FILHA ...ESSAS COISAS SÃO ASSIM MESMO ..DIFICIES MAIS ELAS SE CONCRETIZAM..E QUANDO UM DESSES AI PRECISAR DE LÁ VOCE ATENDE COM A MAIOR PRESTEZA E EFICIENCIA PARA QUE ELES FIQUEM ESPERTOS QUANDO PRECISAR DE APOIO ..
    BEIJOS QUERIDA

    TIA OTILIA

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Alguns dizem que o Brasil é o país dos contrastes, e que entre o sul e o norte, existem pelos menos uns 4 "Brasis" diferentes. Bom, o fato é que estou no sul e você no norte, mas não consigo enxergar diferença alguma quando fazemos referências a esta desfaçatez burocrática (para não falar em sistema público falido) pelo qual passa todo o nosso país.

    Ano após ano e governo após governo, a mesmice persiste. Quantas ONG pilantras aparecem por aí, se instalando e roubando na cara dura, e o que é pior, com anuência das autoridades competentes? Quantos desvios de dinheiro público jorram no nosso dia a dia, sem que ninguém faça absolutamente nada? E quando fazem, os marginais acabam saíndo livres, ficando na cadeia apenas os testas de ferro.

    E quem é que paga por isso? Quem paga são as pessoas e instituições honestas, que querem arregaçar as mangas e trabalhar de forma correta. Muitas ONG's e instituições filantrópicas (PIO XII por exemplo) tentam fazer aquilo que se propõe, mas acabam tropeçando em entraves múltiplos que as autoridades (in)competentes promovem, com a única desculpa de tentar "impedir" a proliferação da corrupção.

    Mas qual corrupção? Meu Deus, a Fundação Pio XII não é nenhuma desconhecida, e tem reconhecimento internacional. O Governo do Estado de Rondônia deveria chamar para sí a incumbência de brigar por uma unidade da fundação. O Ministério Público deveria, ele próprio, ir até o Ministério da Saúde e fazer toda e qualquer verificação. Não estamos falando de nenhuma farmácia de manipulação, e sim DE UM HOSPITAL REFERENCIAL.

    UMA PATIFARIA, UM DESCASO PARA COM A POPULAÇÃO. ISTO É O QUE VEM SENDO FEITO NESTE PAÍS ACÉFALO. E o que é pior. A desordem persiste, e apoiada pelo povo, que insiste em não enxergar absolutamente NADA daquilo que o poder público faz descer goela abaixo do eleitor.

    Como falei acima, não há contrastes no que se refere ao meio público em nosso país. Norte e sul sofrem do mesmo câncer.

    Bjs, Kel. Desiste não. Acredito em você e em sua obstinação.

    Marcio
    ILY

    ResponderExcluir
  4. TOTILA e MARCIO

    Não quero aqui contestar o trabalho feito pelo MP ou qualquer outro órgão compentente em nossom País. O que sinto é que falta um cuidado maior e atenção com causas realmente relevantes. Não acredito que nesses casos devemos olhar a "ordem de chegada", mas sim as prioridades - saúde, educação, segurança pública.

    Que o setor privado avança com maior rapidez, isso é notório e a ele cabe esta possibilidade. Mas nem por isso a burocracia precisa seguir ao pé da letra a morosidade com a qual é interpretada.

    Disse muito bem Tia, a nossa preocupação com a demora é justamente pelos pacientes e com essa doença que não sabe esperar prazos de audiências ou análises.

    Henrique Prata sempre diz a todos de sua equipe: "É dessa forma que você trataria sua mãe ou seu pai? Então é assim que se deve fazer. Se não, faça como se fosse para seus familiares."

    E é por aí.
    Contenham-se. Somos o Hospital do Amor.
    ;)

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. AFFF CONHECENDO EUZINHA DO JEITO QUE CONHECES MENINA QUERIDINHA DA TITIA ACHA QUE EU VIRIA AQUI MANSINHA ..AII AIII AIII MORRERIA EM UM ATAQUE NA HORA QUE ESCREVESSE A ULTIMA PALAVRA ..INFELISMENTE NÓS DA SOCIEDADE ENXERGAMOS TUDO ISSO EM TODAS OS SETORES NÃO É SO AQUI NÃO..
    POR EXEMPLO NA ESCOLA QUE EU TRABALHAVA UM CALOR DESGRAÇADO TINHA UMA SALA DE AULA DE MADEIRA CAINDO QUE ABRIGAVA 40 ALUNOS DE MANHÃ 40 A TARDE ..MAS A SALA ERA DE MADEIRA RUIM..UM ORGÃO DESSE AI FECHOU A SALA MAS ME PERGUNTA DAS CRIANÇAS??
    FICARAM SEM ESTUDAR OUTRAS FORAM ESTUDAR NO RAIO QUE AS PARTA E O TAL ORGÃO PUBLICO SIMPLESMETE ASSINOU QUERIDA SE ACHA QUE ELES FORAM LÁ VER??
    MAS COMO JA SÃO 5 HORAS??
    FECHOU EXPEDIENTE SRSRS
    QUERIDA HAJA PACIENCIA ..ISSO COMPRA EM FARMACIA SRSR QUAL??

    VOU AGORINHA LA PEGAR, NO VISA É CLARO SRSRS
    BEIJINHOS DE TITIA NEM PRECISA RESPONDER SEI QUE ÉS UMA MENINA PACIENTE ;;LINDA E POR DEMAIS CAUTELOSA SRSRS

    OTILIA TOTILA

    MONEGA PRA VOCE

    ResponderExcluir
  7. Te amooooooooooo Monega! rsrsrs
    "Se você não existisse, eu teria que te inventar."

    ResponderExcluir
  8. Espero que venham logo as boa notícias! Lindo feriadinho!beijos,chica

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

" "

Ainda há tempo...

Mudar é preciso!